O secretário municipal de Obras e Saneamento, Albert Josuá, o diretor de empreendimentos da Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern), Sérgio Rodrigues, e representantes da construtora A. Gaspar compareceram à Câmara de Parnamirim nesta quarta-feira (10), durante a 38ª Sessão Ordinária.
As autoridades foram convocadas para prestar esclarecimentos acerca de assuntos relativos à atual situação dos esgotos e saneamento da cidade. Na ocasião, os vereadores questionaram o andamento das obras e cobraram a solução de problemas de responsabilidade dessas empresas e da pasta.
A convocação partiu do vereador Marquinhos da Climep, que realizou um estudo em que identificou problemas na rede de esgotos e saneamento básico. Nele, também apontou os caminhos e as responsabilidades para a correção de eventuais problemáticas.
O secretário Albert Josuá explicou a situação do saneamento do município, contextualizando desde 2005 e trazendo perspectivas futuras: “A gente não pôde atender a alguns bairros, e hoje o município vai concluir sua obras de saneamento, grande parte delas no máximo em dezembro, e alguns outros bairros que não estão incluídos a gente tá providenciando a questão dos projetos. Já temos alguns projetos, inclusive para dar continuidade a esse processo e fazer com que Parnamirim seja totalmente saneada”, afirmou.
Sérgio Rodrigues, representante da Caern, explicou os quatro pilares do saneamento básico: água, esgoto, pavimentação e drenagem e resíduos sólidos. Segundo ele, Parnamirim não é responsável pelos quatro pilares, apenas os dois últimos. Ainda, ele esclareceu os projetos e metas para o setor.
Na coleta de esgoto, o objetivo é passar dos atuais 5% para, até o fim do ano, 25%. Outra meta é ampliar a estação de tratamento de Parnamirim. No fim de 2024, a meta é 48% de coleta de esgoto.
O diretor Omar Dias e o engenheiro civil Luiz Henrique Lins, ambos profissionais da Construtora A. Gaspar, fizeram uma apresentação sobre o desenvolvimento das obras de saneamento, destacando o que já foi implementado e o que ainda falta para concluir obras nos esgotos de Parnamirim e Nova Parnamirim.
Além do parlamentar Marquinhos da Climep, os vereadores Gabriel César, César Maia, Irani Guedes, Eder Queiroz, Vavá Azevedo e a parlamentar Fativan Alves acompanharam a discussão e pediram esclarecimentos, cada um com perguntas específicas.
Entre as demandas, os vereadores trouxeram questões técnicas, sobre fiscalização, situação de transtornos em diversos pontos da cidade, esclarecimentos sobre a demora de obras e explicações sobre a situação do saneamento no litoral.
“Nosso relatório está aí, e eu acho que diversos problemas vão ser respondidos. A gente vai ter um relatório robusto, e agradeço a importância dessa audiência pública que esclareceu como o saneamento está e como vamos recorrer desses problemas", concluiu o vereador Marquinhos da Climep.
O momento de esclarecimentos pode ser acessado na transmissão da 38ª Sessão Ordinária, clicando aqui, a partir de 1h50min.