Nos últimos meses, a Prefeitura de Parnamirim realizou a contratação do serviço de castração para cães e gatos da cidade. Depois de concorrer em igualdade de condições com todas as instituições interessadas, a Clínica de Saúde Animal Dr. Milano Máximo (em Natal) foi a vencedora do processo. Por essa razão, os procedimentos são realizados na capital e não em Parnamirim.
Com relação à castração, como tudo no serviço público, o processo de seleção dos pets obedeceu às regras e procedimentos do Edital nº 001/2024 (publicado no DOM 4227 de 02/03/2024), detalhando as características e requisitos para tutores e animais:
TUTORES:
- Categoria 1 - Baixa Renda - 1 animal por CPF; e
- Categoria 2 - Protetor de Cães e Gatos - Até 5 animais por CPF.
ANIMAIS (todos precisam estar em boas condições de saúde, ter entre 5 meses e 7 anos de idade, ser do sexo informado no momento do cadastramento e se enquadrar em uma das categorias de porte):
- CANINO de pequeno porte (até 12kg) - APENAS machos;
- CANINO de médio porte (12,1kg a 25kg) - macho ou fêmea;
- CANINO de grande porte (acima de 25kg) - macho ou fêmea; e
- FELINO sem distinção por porte, tanto machos como fêmeas.
*para os cães, é necessário dividir os animais por porte, visto que a natureza do procedimento e os insumos necessários podem variar de acordo com o tamanho do animal. As cadelas de pequeno porte não foram contempladas neste processo.
O resultado foi divulgado no DOM 4143, publicado em 21/03/2024. Quem teve a inscrição VALIDADA, precisa atender o chamado da Unidade de Vigilância em Zoonoses para o agendamento da ida à Clínica. A UVZ utiliza o contato telefônico informado pelo tutor no ato da inscrição. Nesta primeira etapa, serão realizados 500 procedimentos, dos quais cerca de 300 já foram executados.
Na clínica, como em qualquer pré-operatório, o animal passa por uma triagem que vai determinar clinicamente se ele atende os requisitos de estar em boas condições de saúde; ter entre 5 meses e 7 anos de idade; sexo de acordo com o cadastro; e enquadramento no porte correto. Caso os critérios não sejam atendidos, o animal não poderá realizar o procedimento. O tutor deverá então aguardar o lançamento de um novo edital. O mesmo raciocínio vale para quem teve a inscrição INVALIDADA.
Qualquer dúvida sobre o processo deve ser direcionada ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE ao contato da Unidade de Vigilância em Zoonoses de Parnamirim, no (84) 3644-8185 e 98847-2229, pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou pelo direct do perfil no Instagram @zoonosesparnamirim.