Lei Paulo Gustavo: Plano de ação de Parnamirim foi aprovado pelo Ministério da Cultura - 09/07/2023
A cidade de Parnamirim teve seu plano de ação para implementação da Lei Paulo Gustavo devidamente autorizado pelo Ministério da Cultura. O planejamento foi elaborado junto à classe artística do município, representada por diversos setores culturais.
Além da aprovação do plano, o Termo de Adesão também foi assinado, ação que deixa o setor cultural de Parnamirim na iminência de acessar o recurso federal da ordem de mais de 2.200.000,00 (dois milhões e duzentos mil reais).
A Lei Complementar nº 195/2022, batizada de Lei Paulo Gustavo, dispõe sobre apoio financeiro da União aos estados, Distrito Federal e municípios para garantir ações emergenciais direcionadas ao setor cultural a serem adotadas, ainda em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19.
Quem foi Paulo Gustavo
Paulo Gustavo nasceu em Niterói (RJ), em 30 de outubro de 1978. Ganhou visibilidade enquanto artista ainda durante a sua formação, na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL): no final de 2004, fez parte da peça Surto. À época, apresentou a personagem dona Hermínia, a mais icônica entre as suas criações.
Com a formatura na CAL, em 2005, participou de outros projetos em teatro e televisão. Em 2006, estreou a obra teatral que lhe daria notoriedade em todo o Brasil: o monólogo Minha Mãe É uma Peça, que, posteriormente, recebeu outras versões e uma adaptação para o cinema.
Artista de trajetória brilhante, construiu e interpretou outros personagens marcantes ao longo de sua carreira. Por meio da Senhora dos Absurdos (220 Volts), de Aníbal (Os Homens São de Marte... E é pra Lá que Eu Vou! e Minha Vida em Marte), Valdomiro (Vai que Cola), Paulo Gustavo levou o riso e a alegria a milhões de brasileiras e de brasileiros.
Faleceu precocemente em 4 de maio de 2021, por complicações devido à Covid-19. Deixou família, amigos e um legado formidável para a arte e a cultura nacionais.
Em breve, a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Cultura, vai lançar os editais para apresentação de projetos que poderão se beneficiar com os recursos da Lei Paulo Gustavo no município.