Condições de trabalho da assistência social é tema de Audiência Pública

Por proposição da vereadora Rhalessa de Clênio, a Câmara de Parnamirim realizou uma Audiência Pública, na manhã desta segunda-feira (20), que debateu as condições de trabalho dos assistentes sociais no município. O evento ocorreu no Plenário Dr. Mário Medeiros, com discussão aberta à população.

“Quem trabalha na assistência social sabe que está atendendo o público de maior vulnerabilidade de nossa cidade. Público que precisa, não só de um olhar mais sensível, precisa que você entenda, de fato, o quanto o seu trabalho é importante para mudar a realidade”. Foi o que declarou a vereadora Rhalessa de Clênio ao iniciar audiência, se colocando à disposição para atuar em prol da causa.

Na ocasião, foram analisadas as reivindicações dos assistentes sociais, manifestas em greve realizada pela categoria. Autoridades presentes na audiência apresentaram formas de prover as demandas dos profissionais.

Além da vereadora Rhalessa de Clênio, compuseram a Mesa a representante do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Município de Parnamirim (SINTSERP), Vilma Leão, e  a representante do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/RN), Aryadne Castelo Branco.

Vereadores participam do debate

Relembrando sua trajetória na Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), o vereador César Maia relata a vivência cotidiana dos profissionais na prestação de serviços à população. “São profissionais que estão ali, dia-a-dia, lutando com o que a gente chama de vulnerabilidade social", ressaltou.

“Estamos todos aqui em uma só condição: a melhoria das condições de trabalho e valorização do servidor público. [...] E vocês estão certíssimos. Precisamos sim, com essa gestão, lutar junto, unidos, de mãos dadas”. Assim, a vereadora Fativan Alves iniciou seu pronunciamento durante o debate, em que cobrou do Poder Executivo Municipal iniciativas de reconhecimento profissional à categoria.

Representantes institucionais declaram apoio à causa da assistência social

A representante do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Município de Parnamirim (SINTSERP), Vilma Leão, relata que os esclarecimentos prestados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), em relação à implementação do Plano de Cargos, destacam a necessidade de análise jurídica. Ela colocou em pauta questões salariais, desconto de salário por greve, valorização dos profissionais e combate ao assédio moral. 

Já a representante do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/RN), Aryadne Castelo Branco, enfatizou a relevância da temática e afirmou que o órgão orienta e fiscaliza o exercício profissional. “Nossa dimensão política é de soma, junto às entidades sindicais do município. Nós temos uma posição e identidade de classe, que é a de classe trabalhadora”, explicou. 

Ela salientou que o conselho tem dialogado com sindicatos e contribuído com a legislação, para que a valorização profissional e salarial da categoria sejam efetivadas.

Fonte: Malu Figueiredo ASCOM / CMP

ENCONTRE NOS | NOSSOS CONTATOS

Tel: (84) 9 9165 - 2722
Zap: (84) 9 3300 - 3707
Email: fmradiotabuleiro@gmail.com

Setor Comercial: André Mazzio

FAÇA SUA DOAÇÃO

SIGA NOS | NO FACEBOOK

OUVINTES ONLINE

Site Top 05 © 2020 Todos direitos reservados